28/06/2007

Acer reformulado





Este é um pequeno acer, que foi comprado no inicio da minha aventura Bonsaista, na altura não tinha conhecimento das espécies, dos seus defeitos e propriedades, então comprei este acer que tinha folhagem com uma cor que me agradou, era um palmatum atropurpureum, cor bonita mais sinónimo de problemas que descobri mais tarde.

Na altura não reparei no enxerto que tinham ( comprei 2 á 2 anos), o cavalo era de uma outra variedade e com o passar do tempo foi-se evidenciando cada vez mais o nódulo da cicatriz, tentei modelar para bonsai, mas esta variedade apenas tinha um crescimento por época e quando cortava ramos a tendência era morrer o ramo até ao nó imediatamente anterior e por vezes todo o ramo, não tolera defoliações, tem entre-nós demasiado compridos e a folhagem tem tendencia a secar as pontas, resumindo muitos defeitos para ser bonsai.



Este emitiu um ramo a partir do "cavalo", não sei qual será a variedade, mas não parece sofrer dos defeitos que apontei, então decidi tomar medidas radicais, mandei o atropurpureum á vida e resolvi começar a construir a árvore a partir desse ramo. A ver vamos o que vai dar.


As primeiras fotos são do passado antes dessa operação a última é já só com esse ramo para deixar engrossar, vou continuado a mostrar aqui a evolução deste pequeno "grande" projecto.



Mário Eusébio

Sem comentários: