31/03/2012

Kuromatsu

Esta árvore foi resultado de mais uma troca com o meu bom amigo Pedro da Ilha da Madeira. Obrigado Pedro!

É uma espécie que não tinha e que por ser uma das mais carismáticas para bonsai, mal surgiu a hipótese para a troca, fiquei muito contente.

De inicio a árvore vinha com outra frente e com um sashi-eda que não me agradou, pois tinha uma posição de saída que era um pouco forçada. Além disso, tinha uma primeira curva muito pronunciada, mas depois o resto do tronco não tinha muito movimento.

Aproveitando uma das quartas-feiras habituais do nosso grupo da "tertulia" e com a presença do Guido, um experiente praticante e membro do Clube Alemão de Bonsai, que veio passar uns dias a casa do Sr. Graf, fizemos várias simulações para um "restyling" e acabamos por escolher outra frente, a antiga lateral direita.

Dias depois num sábado com um workshop informal com o Guido, fiz as alterações que idealizamos, cortei o sashi eda antigo na esquerda e ficou o sashi eda no ramo da direita, mais compacto e numa posição ideal de saida no tronco. Além disso a primeira curva ficou mais harmoniosa e o tronco daí para cima ganhou mais movimento ao mesmo tempo que consegui baixar um pouco a altura da árvore que é de momento de 37 cms. Foram aramados de novo os ramos principais para recolocar na posição e foi usada uma tala para conseguir recolocar o tronco.

O Resultado é, para já, este:


Agora é dedicar-me ao cultivo.

Mário Eusébio

Sem comentários: