11/09/2011

Trabalhos terminados, para já....

Ao fim de uma semana de aramações aos bocados, acabei hoje os trabalhos, para já nesta fase.

Os trabalhos começaram por uma limpeza á massa verde, retirando ramos mal posicionados, retirei ainda vários ramos que estavam a mais, mas no futuro, terei que tirar ainda mais. Conforme disse, a folhagem é muito complicada, pois faz muitas agulhas e é um pouco esparsa, mas com o passar dos anos acredito que se poderá tirar alguma coisa de interessante da árvore.

O trabalho de aramação é muito cansativo, pois passa por aramar todos os ramos até aos mais pequenos para conseguir colocar os vários patamares.

Agora resta esperar pela resposta da árvore.

Frente
Lado esquerdo

 Traseira
 Lado direito

Mário Eusébio

6 comentários:

Daniel Silva disse...

Bela árvore e um excelente trabalho.

bonsai eejit disse...

Bom futuro para esta árvore com a maior redução de ter planejado.

Anónimo disse...

Viva Mário,

muito mais "arrumadinho"!
No entanto seguindo os teus trabalhos há algum tempo pensei que irias reduzir ainda mais massa verde.
Dá sensação de ser um chapeu demasiadamente grande (ou largo) para o tronco já que optaste em aumentar a distância da massa verde ao solo.
No entanto vê-se que deu bastante trabalho e que o mesmo foi bem estruturado e tecnicamente bem feito. Parabéns.

Estou a tentar imaginar a árvore sem o último patamar do lado esquerdo visto da frente. Na foto traseira ainda se destaca mais. Fizeste o exercício de pensar a árvore sem esse patamar e puxando o restante verde mais em direcção ao tronco sem fechar totalmente aquele espaço negativo?

Um abraço
Nelson

Mário Eusébio disse...

Viva Nelson!

Obrigado!

Nesta variedade não posso reduzir muito de cada vez, pois cada vez que corto, ele teima em fazer agulhas de stress e nunca mais inverte o processo.

É curioso dizeres que está mais amplo que a imagem anterior, pois a árvore foi reduzida em largura e altura. mas como a árvore ficou com mais epaços negativos, poderá criar a ilusão de que está maior! Bem, mas o que é o bonsai afinal!? Ilusão ;)

Eu acho que não tem copa a mais para o tronco, respeita a regra 1/6 a nivel de altura e a envergadura tem praticamente a mesma medida que a altura ;). Se reparares em qualquer árvore japonesa e pegares numa régua ;) qualquer uma tem sempre a medida da envergadura, superior á altura, tirando é claro os estilos que não sao clássicos. Nós Europeus é que temos uma tendência para fazer o contrário, usando árvores com troncos massivos e depois uma ramificação curta, parecem árvores com troncos de lutador de luta livre mas com braços (ramos) do tamanho de crianças ;).

A copa aumentou sim, mas na traseira para criar maior profundidade.

Quanto ao ultimo patamar, acho é que o vou descer mais um pouco para marcar mais o espaço vazio! O patamar que vez a seguir em segundo lugar, está também em segundo plano, a "apontar" para trás para marcar a tal profundidade, para que não exista uma visão em 2D mas sim em 3D.

No futuro, deverão sair alguns ramos na zona central.

Mais uma vez, obrigado!

Abraço

Mário Eusébio

Anónimo disse...

Viva Mário,

obrigado pela explicação. Não tenho dúvida que não tenhas pensado várias alternativas durante uma semana de "trabalho".

Estou mas é a ver, que numa viagem ao Norte (quando for visitar a famelga) tenho que fazer uma paragemzita pelo teu "quintal". Primeiro para ter cumprimentar e te dar um abraço pessoalmente cheio de força depois de aquilo por que tu e a tua familia passaram e para ver essas tuas joias ao vivo...

Caso contrário de certeza que também nos iremos cruzar no congresso.

Aquele abraço
Nelson

Mário Eusébio disse...

Viva Nelson!

:) Ficarei muito agradecido e honrado com a tua Visita ! Quando quiseres é só avisar e aparecer, há sempre tempo ;)

Abraço,

Mário Eusébio