Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Blog sobre os meus projectos de Bonsai, suas evoluções, os vasos feitos manualmente por mim, mesas para exposição, fotos de árvores na natureza, etc... Tudo o que é feito aqui é de forma amadora nos tempos livres, por isso é uma abordagem muito pessoal e de acordo com os meus conhecimentos (que tento sempre melhorar), podendo por isso ás vezes conter erros...
4 comentários:
Olá Mário. Bom material, acho que dará um literati interessante! Eu provavelmente escolheria a frente da primeira foto. Gosto mais do movimento do tronco e a composição é mais dinâmica. Qual é a altura total da árvore? Parece grande...
Abraço,
Pedro
Ola Mario, eu prefiro a segunda foto como frente. Boa sorte!
Viva Mario.
Sugiro-te que a segunda foto seja a segunda frente. realmente a nivel de tronco parece ser a melhor. No entanto, acho que devias endireitá-la mais, já que ela está bastante inclinada para a esquerda.
Viva!
Obrigado pelos comentários!
Pedro, a primeira foto tem a vantagem de mostrar o shari ao longo do tronco, muito leve mas bonito, no entanto o tronco vai para trás e teria que penalizar o nebari para conseguir inclinar a árvore para a frente! Na segunda a linha de tronco é mais graciosa, apenas tem aquela última parte mais recta, mas que pode fácilmente ser quebrada, com um ligeiro grupo de massa verde a meio. Na Segunda foto a árvore vem directamente sobre o observador e o nebari está muito bom, por isso talvez essa seja a frente "natural" da árvore, também gosto do carácter que tem a parte logo a seguir ao nebari, com aqueles defeitos naturais.
A árvore tem neste momento cerca de 70 cms de altura.
Hans, obrigado ;) em principio será essa a frente escolhida.
Fratermagno, com essa frente escolhida a inclinação será essa ou talvez ainda venha a acentua-la mais para dar mais dinamismo ao conjunto, se a levantar ficará estáctica com o ápice centrado sobre o nebari, o que tornaria o literati, muito monótono. Além disso, vou incluir no desenho um ramo pendente para a esquerda, se endireitasse a ávotre para a direita, perderia sentido esse ramo!
Cumprimentos,
Mário Eusébio
Enviar um comentário