09/05/2007

Picea - Árvore de Natal






Esta foi a minha árvore do Natal de 2005, acabada a época festiva, achei que seria uma boa cobaia para treinar um pouco mais.


Apesar de ser a tipica árvore que foi arrancada da terra com muito pouca raiz, onde cresceu durante algum tempo, arrisquei, pois também não perdia nada e a verdade é que a árvore resistiu até hoje apresentando duas épocas de crescimeno.


Optei por fazer um shari muito grande para tentar dar um aspecto envelhecido, só reduzi os ramos e não fiz mais nada pois a espécie é muito sensivel a modelações, desde 2005 não lhe fiz mais nada. Há pouco tempo resolvi cortar o vaso para ver como era o nebari e a que profundidade é que estaria.


Infelizmente a surpresa não foi muito agradável, pois apesar da terra que tinha por cima do vaso ser normal, por baixo era barro puro, agora compreendi que a árvore estava a fazer um grande esforço para conseguir sobreviver nessas condições, além disso há bastante confusão nas raizes que terá que ser solucionada.


De momento não vou fazer mais nada, quando a árvore recuperar mais um pouco vou retirar alguns ramos, aramar todos os restantes e direcciona-los para baixo para dar a sensação de uma árvore velha que sofreu com o peso da neve, pois é assim que elas são no seu habitat natural.
A primeira foto é de há 2 anos logo a seguir ao Natal, a 2ª é da primeira modelação, a 3ª é um ano depois e a 4ª é o seu estado actual,


Vou postando aqui a sua evolução.
Mário Eusébio


Sem comentários: