29/10/2012

Rescaldo do Congresso de 2012 em Albufeira

Depois de mais um Congresso Nacional de Bonsai, deixo aqui em primeiro lugar os meus parabéns ao Clube de Bonsai do Algarve pelo excelente evento que organizou! A fasquia está cada vez mais alta e isso é bom, avançamos no bom caminho!

O evento foi muito bem organizado e só com a "carolice" do grupo de entusiastas que no Algarve afincadamente trabalhou, é que foi possível ter um excelente fim de semana!

Da minha parte, participei como tenho vindo a fazer todos os anos, mas este ano, tive a tarefa de representar o Bonsai Clube do Porto numa demonstração no sábado de manhã, levei uma sabina pequena e contei com a ajuda do Fernando Gonçalves, mas o tempo foi curto, para fazer um trabalho com calma e apesar de ter feito o trabalho de preparação até á aramação com calma, o tempo não deu depois para fazer a colocação dos ramos e massa verde conforme desejaria, por isso, hoje á noite, acabei por terminar o trabalho com mais detalhe. 

Conforme ficou no sábado


Hoje depois do trabalho de detalhe


Á parte da demo, participei com 2 árvores na Expo, uma Faia e um Acer Tridente, tendo arrecadado o prémio para melhor Shohin atribuído pelo mestre Salvatore Liporace, uma honra para mim.

Foi ainda uma excelente participação do Bonsai Clube do Porto, além do prémio acima mencionado, ganhou novamente pelo 4º ano o troféu para o Novo Talento, ganho pelo João Sampaio e o prémio de melhor árvore na Expo, com uma murta também do João Sampaio.

Parabéns também ao Gustavo pela melhor composição.

Mais uma vez, parabéns ao CBA e para o ano, cá vos esperamos no Congresso organizado pelo Bonsai Clube do Porto.

Não podia deixar de salientar o importante papel de todos os formadores que têm contribuido para o sucesso do clube do Porto, António Gesualdi, Luis Vila com a preciso ajuda de Alberto Baleato, muito obrigado a todos!

Mário Eusébio

22/10/2012

Menos de 1 semana para o Congresso 2012

Falta menos de 1 semana para o congresso Português de Bonsai! É começar a aquecer os "motores" para a grande festa do Bonsai Português!

Mário Eusébio

17/10/2012

Pinus silvestre multi tronco

Este pinheiro silvestre, está a evoluir! Há pouco desaramei-o todo, pois estava já a marcar bem a casca, é claro, muitos ramos voltaram á posição antiga, por isso, será uma árvore a ser totalmente aramada e novamente trabalhada. Há ramos que irão sair, pois a massa verde compactou e não é necessário muita da estrutura de ramos anterior!

Mário Eusébio


11/10/2012

Prunus Mahaleb

Esta Cerejeira de Santa Luzia, vai evoluindo! Já começa a mostrar sinais de Outono, tendo muitas das folhas já caído. Não é uma árvore fora de série, mas é uma árvore que tenho uma atenção especial, foi-me oferecido por um bom amigo e tem um lugar cativo na minha colecção! Daqui a uns 10 anos a imagem será muito mais madura e isso vai sem dúvida sobrepor-se ao menor impacto do tronco. 

Este ano, trabalhei sobre os ramos do lado direito na base, para que a conicidade fosse melhorada.

Altura: +- 40 cms 

Mário Eusébio

08/10/2012

Olea silvestre Kengai!

Esta deve ser das poucas árvores kengai que tenho, não sei porquê perdi o encanto por este estilo, prefiro ficar pelo han-kengai!

Esta fotografia tem dias, depois de este verão ter feito uma ligeira aramação para definir os ramos principais! No final do Inverno vou fazer uma poda radical para trazer a rebentação mais atrás. 

Resolvi ficar com esta olea, pois o "jogo" dos dois troncos é interessante, entrelaçando com a madeira morta!

Mário Eusébio

06/10/2012

Camélia

A minha camélia foi aramada há pouco tempo! Está definida a estrutura de ramos e agora tenho que trabalhar a ramificação secundária! A Flor é branca!

O tronco tem uma zona que precisa de saber corrigida, mas nesta espécie, tudo se torna mais lento! Tenho tempo :)!

Mário Eusébio

04/10/2012

Quercus Robur

O meu carvalho vai evoluindo! Este ano a época de crescimento chegou ao fim, agora resta aguardar pelo cair das folhas!

Mário Eusébio

01/10/2012

Faia XXL

Esta faia foi alvo duma intervenção num dos workshops com o Luís Vila! É uma árvore grande, e já com uma ramificação desenvolvida, mas infelizmente tinha tantos defeitos que tinham que ser tomadas medidas drásticas, para se conseguir fazer alguma coisa de jeito! Tinha muitas "bolas" de cicatrização e brotação baixa, resultado de podas constantes com o único objectivo de reduzir a altura e na antiga frente tinha uma autentica cruz com os dois primeiros ramos, sendo que a transição do tronco acima desses ramos era brutal, passando de 25 cms de tronco para uns míseros 5 a 7 cms! 

A solução foi drástica! Optar por uma nova frente, que era a antiga traseira! Escolher uma dessas "bolas" para  servir de continuação do tronco e reduzir em muito a altura final. Para conseguir disfarçar todos esses erros, acabei por ser aconselhado a fazer uma zona de madeira morta e mudar o ângulo de plantação! O vaso final será outro!

O futuro logo dirá se foi a melhor opção, mas para já a árvore vai evoluindo após mais 1 ano de crescimento.

Mário Eusébio