25/06/2012

Acer Deshojo - Crescimento desta Primavera

Este pequeno Acer deshojo com cerca de 35 a 40 cms de altura futura, cresceu muito bem este ano, agora já tenho a maioria dos ramos com uma grossura interessante, por isso, agora vou começar a desenvolver a ramificação secundária e terciária. A foto é de hoje, antes de fazer a poda, dentro de dias coloca foto nova com a poda efectuada.

Mário Eusébio

2 comentários:

Fulgêncio Bomtempo disse...

Olá Mário,

Tudo bem?
Belo bonsai, quero ver quando tiver na estrutura final!

Você deixa o bonsai crescer livre durante a primavera pra poder podar e moldar no início do verão?
Qual o tratamento que você costuma dar durante o outono e inverno, já que em Portugal essas duas estações são mais rigorisoas que aqui no Brasil.

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo

Mário Eusébio disse...

Olá Fulgêncio!

Tudo bem! Espero que por aí também vá tudo bem!

Não é linear assim, deixar crescer na Primavera e cortar no Verão!Para mim, cada caso é diferente! Neste caso, havia uma necessidade de restaurar o vigor da árvore e engrossar os ramos primários, por isso deixei crescer livre até agora sem qualquer tipo de pinçagem! Mas normalmente nos acer eu pinço os novos crescimentos mal começa a brotação, para não alargar muitos os entre-nós e depois vou fazendo o mesmo ao longo da época fazendo só a poda de estrutura, mais a fundo no final do Inverno!

Neste caso, consegui engrossar os ramos e fechar todas as cicatrizes de ramos e cortes que fiz para corrigir defeitos no Inverno, agora podo muito curto, ao primeiro nó, dessa forma a árvore como está com muito vigor, vai emitir ainda uma segunda brotação antes do Outono, aumentando assim a ramificação secundária e terciária.

Cada caso é único e devemos agir de forma diferenciada e não rigidamente "by the book" no fundo é "escutar" a árvore :)!

Abraço,

Mário Eusébio