25/07/2011

Crateagus

Os alporques do espinheiro grande que foi dividido em 3 estão a evoluir bem.

Deixei dois frutos nesta árvore para os ver amadurecer e mudar para o vermelho caracteristico! A altura que mais anseio no futuro, será já depois da coloração outonal, quando a árvore está despida de folhas mas com os frutos vermelhos ainda presentes!

Mário Eusébio

19/07/2011

Olea Silvestre - Kengai

Esta oliveira demorou a responder ao transplante mas agora está com vigor, lançando muitos ramos novos.

De futuro devo encurtar o ramo que desce em cascata, mais ou menos a meio pois gosto da imagem um pouco mais compacta.

Mário Eusébio

13/07/2011

Olea Europea

Esta oliveira está a iniciar o seu caminho, a madeira morta foi limpa e tratada e foram seleccionados os ramos primários da árvore. Agora resta deixar crescer livre para esses ramos ganharem grossura para depois começar a construir a ramificação secundária.

Mário Eusébio

10/07/2011

Murta

Esta murta está pronta para sofrer a primeira modelação, a meu ver será uma boa semi-cascata, mas quando chegar a altura serão equacionadas todas as possibilidades.

Altura actual, cerca de 60 cms.

Mário Eusébio

08/07/2011

8 CMS

Esta berberies vai evoluindo, a massa verde cresce, mas esta variedade é muita lenta mas tem boas caracteristicas para bonsai. É interessante que só tenha 8 cms de altura e já tenha uma casca com rugosidades a denotar idade!

De futuro será mudada para um vaso muito mais baixo e de qualidade, este apenas serve para cultivo.

Mário Eusébio

06/07/2011

Olea silvestris


Esta olea tem desenvolvido bem. A parte do ápice está a bom ritmo, mas a parte dos ramos inferiores ainda tem muito que desenvolver.


Este ano transplantei-a para este vaso e foi cortada com a motoserra para que ficasse com um nebari plano, pois estava planta num vaso fundo por causa da grande bola que era a zona da raíz. Ao mesmo tempo o ramo/tronco da direita foi mudado de posição no seu extremo, para que ficasse melhor posicionado, para isso, foi serrada, pela metade da grosssura,  uma secção recta desse tronco e com ajuda de tensores dobrou-se a parte restante fazendo assim uma nova mudança de direcção , posicionando a massa verde mais para trás um pouco.

Este novo vaso , pela sua  forma, assenta no recorte do nebari a quase toda a volta, acho por isso, que é uma boa escolha.

Mário Eusébio

04/07/2011

Pinus silvestris bunjin

Este pinus, vai evoluindo a bom ritmo! Agora tenho que seleccionar alguns ramos que terão que sair para tornar a imagem mais leve.

Os jin provavelmente irão ser quase todas cortados ou reduzidos.

Mário Eusébio

01/07/2011

Ulmeiro comum - Hokidachi

O ulmus, vai desenvolvendo, deixei alguns ramos alongar-se, para a árvore recuperar vigor.

Já dá para ver o desenho futuro, mas ainda faltam alguns anos para desenvolver a ramificação que quero.

Mário Eusébio