18/08/2011

Quercus robur

Este carvalho vai evoluindo! Foi reduzido em altura alguns cms para trazer o ápice mais para baixo. Os ramos inferiores estão a ganhar mais algum diametro para se destacarem como ramos primários da árvore. Como sempre o tempo será um grande aliado... "mochicomi"

Mário Eusébio

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva Mário,

as folhas deste Carvalho apresentam um verde vivo e estão com excellente aspecto.
Tenho dois que apresntam as folhas secas e queimadas nas pontas e não tenho conseguido evitar isso ao longo dos últimos dois anos. Como também é usuav ver isso na natureza não me preocupo muito, mas assim verdinhas dão outro aspecto.
Não creio que será sede mas provavelmente o vento que não consigo evitar na totalidade. Não pulverizo para evitar fungos tão tipicos nos carvalhos.
Tens uma dica especial como as manténs assim verdes no seu todo?

Um abraço
Nelson

Mário Eusébio disse...

Viva Nelson!

Não tenho nenhuma receita especial :) . Este foi defoliado para tentar reduzir a folha, mas acabou por vir com folhas maiores ainda :)!

Dou é tratamento antifungico para controlar a praga endémica mas mais nada. O meu terraço é relativamente pouco ventos, por isso julgo que será disso!

Abraço

Mário Eusébio

Anónimo disse...

Normalmente também faço defoliação em Junho. Moro neste local há ano e meio e já vi que o vento é uma constante ao longo de todo o ano por questões geográficas sendo ainda potenciado pelo corredor artificial criado da arquitectura envolvente. Ou seja:. Efectivamente já o reduzi no possível e agora vou ter mesmo que viver com o que não consigo evitar.
Este ano não defoliei os dois que menciono uma vez que foram transplantados esta época e não quis estar stressar mais já que aproveitei para reduzir uma grande parte da raiz apical.
Curiosamente vi-me forçado de fazer defoliação num Yamadori de Fevereiro já com dimensões consideráveis (árvore em “vaso” actual – balde de vindimas). Queria deixar crescer livremente este ano sem lhe mexer, mas apesar de ter tratado (provavelmente pouco) com fungicida deve ter vindo infestado de tal forma da mata que em Julho me obrigou a uma defoliação uma vez que a totalidade das folhas estava afectada de uma forma incontrolada pelo oídio. Apesar de feita tarde, a árvore reagiu bastante bem e reduziu a folha para ca. de 1/3 do tamanho (sem ser esse o intuito). Depois disso pelo menos consegui controlar os fungos, mas as folhas novas também já têm as pontinhas castanhas…
Nelson

Unknown disse...

Ele precisa de menos de 10 graus centígrados? Vou mudar para Brasília e não sei se levo.