14/09/2010

Crateagus - refinamento da madeira morta.

Há uns dias estive a refinar a madeira morta deste crateagus (Espinheiro), agora resta deixar que ganhe a patina necessária.

A árvore está por aramar, pois concentrei-me apenas na recuperação pós transplante! No próximo Inverno, com a estrutura a descoberto vou aramar completamente a árvore e fazer a poda necessária ao inicio da sua caminhada para bonsai.

Medidas: 12 cms nebari por 45 cms de altura

Mário Eusébio

2 comentários:

Nelson disse...

Ola Mário,

gosto bastante dessa espécie. Tenho um Paul´s Scarlet (flor rosa)de horto em estilo vassoura a recuperar do transplante no início do ano. No entanto tenho algumas dúvidas se irá ficar em vassoura ou se faço uma coisa parecida com esta apresentada.
No entanto salta-me à vista aquele ângulo quase recto no fundo do shari. Se fosse meu provavelmente prolongava o entalhe um pouco mais para baixo e esfazia aquela "corcunda", ou qual é a tua ideia?!

Creio que os teus sejam monogyna. Também já tinha preparado um para recolher agora no fim do Outono, mas foi-se com o alargamento de um estradão para melhorar os acessos para os bombeiros...

Mário Eusébio disse...

Viva Nelson!

Sim são monogyna, é das folhosas que mais gosto, pela floração e frutificação.

Eu acho que um dos pontos fortes desta árvore é precisamente o angulo do tronco, que na parte de trás prolonga o shari até baixo, por isso não devo alterar muito.

Abraço

Mário Eusébio