31/08/2010
Ainda mais baixo
Ouvir os conselhos dos outros é muito importante, dessa forma podemos evoluir e crescer em conjunto, por isso, conforme o conselho do meu amigo Pedro, encurtei ainda mais esta árvore o que dá uma maior sensação de proporcionalidade. Quando a árvore encher de verde irá ficar muito melhor.
Mário Eusébio
29/08/2010
Pitangueira reduzida em altura
27/08/2010
26/08/2010
Buxus re-aramado e retocado
23/08/2010
Olea silvestre kengai
Esta olea silvestre está agora a começar o seu caminho para bonsai. Há uns dias rebati os novos crescimentos e escolhi os que serviriam para o futuro da árvore, entretanto defini a linha de tronco que é bastante sinuosa e bonita, com angulos e mudanças constantes de direcção.
Para já parece apenas um tronco despido, mas em 5 anos a imagem mudará! Entretanto apliquei um tensor para fechar e trazer para o observador a ultima curva do tronco.
Gosto também muito do shari que existe no ramo cascata na zona da separação do tronco principal e das curvas que o ramo do ápice faz em tão pouco comprimento.
Mário Eusébio
Nova Prunus mahaleb
Esta prunus mahaleb é recem chegada, nota-se que tem bastante idade quer pela sua casca quer pela madeira morta que tem.
Será um desafio para modelar no próximo Inverno, tem 3 troncos e um deles terá quer ser descartado, quando estiver sem folhas será mais fácil de analisar a estrutura, para já deixo aqui o material em bruto!
Mário Eusébio
20/08/2010
Ficus carica
19/08/2010
Restyling juniperus

Fiz um pequeno restyling a este juniperus. Basicamente cortei os ramos grosso que tinha no topo, pois alguns eram quase da grossura do tronco e como tinha vários estava a criar uma bola na parte superior do tronco. Utilizei e aramei os ramos mais finos e bem colocados. Agora tem que densificar para poder fazer a aramação de promenor, definir e orientar a massa verde.
Uma das coisas que foi possivel com esta alteração foi reduzir a altura da árvore em 2 cms, estando agora próximo dos 14 cms.
Mário Eusébio
12/08/2010
Poda "kamikaze" no acer campestre
Bem sei que é um pouco tarde para este tipo de intervenção e que não deve ser feita em determinadas árvores, mas tendo em vista a espécie e o seu vigor, em conjunto com a saúde da árvore decidi fazer uma poda radical. Basicamento foi fazer um corte em toda a estrutura reduzindo-a para o nivel que permitirá ir criando a estrutura de ramos com conicidade correcta.
Durante os meses que passaram deixei um ramo de sacrificio que servirám de continuação do tronco crescer livremente, o resultado é evidente, o ramo engrossou quase 2 cms e começou a fechar o corte no tronco a bom ritmo.
Agora resta esperar que rebrote novamente e dê mais um salto no desenvolvimento. Aqui no meu espaço não tenho problemas de geadas e o efeito Outonal chega sempre muito tarde, sendo este mais um dos motivos que me levou a fazer esta operação.
Mário Eusébio
08/08/2010
Olea silvestre Han-kengai!?
Esta oliveira silvestre tem cerca de 50 cms de altura por 80 de envergadura, contando com o ramo grande da direita, um ramo que marca a diferença pelo movimento que tem, mas será que se pode considerar uma semi-cascata?
Está comigo há 3 anos e tenho vido a desenvolver a ramificação sempre a contar com esse ramo/tronco, mas no ramo mais alto existem zonas que tenho que corrigir, pois o tronco faz em alguns sitios ligeiras inversões na conicidade, por isso, vou deixar crescer livremente os ramos inferiores para potenciar o engrossar do tronco mais abaixo.
Depois de 1 dia inteiro para defoliar, ao fim de 15 dias já se vêem centenas de brotes novos a começar a abrir.
Mário Eusébio
Buxus Shohin Balsa
06/08/2010
Pequeno Alecrim cascata
Este pequeno alecrim tem vindo a evoluir ao longo do tempo, foi comprado num viveiro por um preço irrisório, mas com o devido tempo transformar-se-á numa planta interessante. Há uns dias encurtei mais um pouco a parte em cascata e compactei a massa verde, agora está a brotar novamente, espero antes do Outono ter os patamares mais compostos.
Mário Eusébio
05/08/2010
Olea silvestre shohin, promenores da madeira morta
Esta é uma das minhas melhores oliveiras, tem uma madeira morta com um detalhe muito bom. O Angulo de plantação irá ser mudado, para corrigir a posição de saida do solo e baixar um pouco a altura total da árvore!
Aqui ficam fotos dos promenores da madeira morta e do futuro angulo de plantação.
Mário Eusébio
04/08/2010
Resultado da defoliação em olea shohin
Subscrever:
Mensagens (Atom)