16/09/2008

Transplante de urgência do Cedro


Há uns tempos que este cedro tem vindo a perder vigor, independentemente do adubo que lhe punha. Ultimamente começou a perder agulhar e mesmo alguns pequenos ramos no primeiro ramo da direita (pendente).
Como o exemplar deveria estar a longos anos no mesmo vaso, tinha uma massa de raizes que parecia uma pedra, deduzi então que na origem do problema poderia estar algum problema de raizes, como a época de verão que passamos não era propicia a transplantes tive que esperar por esta altura para ver o estado das raizes.
Tirei a árvore do vaso e o cheiro não me agradou, quando comecei a ver o estado das raizes facilmente cheguei á conclusão que havia bastantes raizes mortas e atacadas por fungos. Resultado, transplante de urgência e tentativa de aproveitamento das poucas raizes em bom estado.
Como ficou com o torrão das raizes muito reduzido, foi possivel plantar neste vaso mais baixo, embora não seja o definitivo, possibilita já alguma redução.
Fiz o tratamento das raizes com alliete flash e utilizei um solo bastante drenante para conseguir controlar a humidade melhor.
Agora resta esperar que a árvore recupere.

Mário Eusébio

Sem comentários: