12/08/2007

Sistema de Rega automático

Com a chegada das férias surgiu o problema habitual da rega!


Este ano não quis deixar a sorte ao ocaso e resolvi instalar um sistema de rega automático que cobrisse todos os vasos deixando-me assim mais tempo para outras tarefas e permitindo ir de férias mais descansado.


Trés dias de trabalho e o sistema está montado e diga-se, dá gosto ve-lo a trabalhar...


Deixo aqui algumas imagens da execução do sistema e seu funcionamento.


Mário Eusébio




4 comentários:

Vânia Medeiros disse...

Ola Mario!

Tem ai um sistema à maneira ;) Esperemos que funcione bem!

Será pedir muito que faça uma legenda mais descritiva das imagens? Onde possa explicar a montagem... Penso que iria enriquecer a reportagem.

Com os melhores cumprimentos *

bicho ruim disse...

Olá Mário!

Obrigada por este blog, em 1º lugar.

Esse sistema interessou-me muito? Gostaria de saber mais pormenores também, sff! Preços e locais onde comprar...se possível!

Obrigada

Mário Eusébio disse...

Obrigado aos dois|

O sistema está afuncionar a cerca de 2 semanas e para já está a funcionar bem, foi necessário reajustar alguns vasos,mas parece estar tudo ok agora.

A 1ª foto é do material que utilizei, tubo de 16mm para a canalização principal e de 4 mm para as derivações.A 2ª é do redutor de pressão que fica logo após a programador e no inicio do circuito de rega.A 3ª é dos aspersores 360º reguláveis que utilizei nos vasos maiores, a 4ª é uma panoramica da pérgula onde utilizei nebulizadores de 360º que dão uma efeito de chuva muito fina e resultam muito bem. A 5ª é do programador comprado no Lidl que parte de uma bifurcação para que tenha sempre disponivel a água para a mangueira que está ao lado.

Nos restantes vasos utilizei gotejadores de 2L/hora e 4L/hora instlados em tubo de 4 mm.

Excepto o programador todos os restantes produtos são da Gardena, material um pouco mais caro mas fiável e que pode ser adquirido em qualquer loja de bricolage, tipo AKI, Maxmat, IZI ou Leroy Merlin entre outros. O custo total deve rondar os 100 euros incluindo o programador a mão de obra é grátis :).

Espero ter ajudado.

Mário Eusébio

Anónimo disse...

que fantastico!!
daqui a uns anitos tambem quero um assim! lol
vou iniciar agora a minha fase "bonsaista".. eh eh
por acaso não tem nenhum pinheiro?
é que assim podia dar-me algumas dicas.. =P

excelente trabalho!!
poste mais fotos dos seus bonsai..