31/12/2008

Bom ano de 2009

Um excelente 2009, são os meus desejos para todos e que o Bonsai cresce em Portugal de forma saudável, sem fungus e pragas indesejadas...
Mário Eusébio

26/12/2008

Evolução da Balsa de Buxus


Devido ao estado das raizes e á forma como foram tratadas, foi possivel transplantar este projecto para o seu primeiro vaso de Bonsai.O movimento vai ser orientado para a esquerda pois os tronco estão todos nesse sentido. Se tudo correr bem esta Primavera já deverá densificar bastante.
Mário Eusébio

Faia - Projectos humildes mas que podem se tornar boas árvores.


Este é mais um daqueles projectos que à partida são bastante humildes e limitados à potencialidade da árvore, mas que na minha opinião, com algum trabalho, alguns anitos e com a aplicação de diversas técnica, podem um dia ser árvores interessantes.

Mário Eusébio

23/12/2008

Olea europea var. silvestre



Este é mais um dos pequenos Shohin que tenho em formação.

Nem só de grandes yamadori, nem de boas árvores de viveiro vive o Bonsai. Com alguma paciência e presistência se conseguem fazer bonsai de árvores mais modestas. Tenho esta oliveira, sobretudo pelo seu Nebari.

O Tronco apresenta alguma conicidade e a estrutura de ramos é aceitável, mas como a folha reduz muito, quando estiver devidamente compactada e os patamares definidos, acredito que este projecto dará um razoável Shohin.

Foi transplantado este ano e agora após a estabilização da árvore vou começar um esquema de adubação agressiva e pinçamentos constantes, para promover o desenvolvimento da massa verde.
Altura 12 CMS.

Mário Eusébio

20/12/2008

Trabalhos de Inverno











Esta época é propicia às reformulações e intervenções nos projectos.
Com as caducas sem folhas, é mais fácil aramar e definir a estrutura de ramos.

Mário Eusébio

Berberies


Esta berberies de viveiro aos poucos vai ganhando forma, sofreu mais uma fase da sua modelação.

Mudei a frente, para posicionar o tronco maior mais á frente e em evidência. Os ramos foram encurtados, para trazer a nova rebentação mais atrás e dessa forma ir ganhando conicidade. Foi cortado um ramo que saía no vértice de uma curva, na esperança que um novo saia mais acima. Mais daqui a algum tempo, vai ser transplantado para um novo vaso mais adequado ao tipo de árvore.


Mário Eusébio

19/12/2008

Bom Natal

Quero desejar a todos um excelente Natal e de preferência que o Pai Natal nos traga muitas prendas bonsaísticas.

Mário Eusébio

12/12/2008

Fungus


Nesta folha de Faia, pode-se ver a presença das pintas pretas, sinónimo da presença de Fungus.

É por isso, que após a queda das folhas, todas as árvores vão ser sujeitas a um tratamento anti-fungico de Inverno.

Mário Eusébio

10/12/2008

Sol por entre um juniperus


Depois da muita chuva...finalmente o sol! Uma imagem tirada com o sol a passar por entre a copa de um dos meus juniperus.

Mário Eusébio

Pinheiro Silvestre



Esta árvore foi modelada num atelier do Bonsai clube do Porto.Era uma árvore muito alta, mas depressa ficou pequena, os últimos 2/3 da árvore eram completamente desinteressantes, pois o tronco tinha uma secção de 40 cms, sem um único ramo, tendo apenas um tufo no ápice.

O ponto forte desta árvore é o nebari e o primeiro terço da árvore, foi então decidido fazer a árvore com um dos ramos laterais, fazendo uma árvore frondosa, baixa e larga. O resultado final para já tem 45 cms de altura por 60 cms de envergadura.

Tendo em vista a árvore inicial estou muito satisfeito com o resultado final, que não teria sido possivel sem a ajuda preciosa de todos os sócios presentes, pois em 3 horas foi possivel levar o projecto desde o 0 até ao final. Houve alturas em que estivemos cerca de 4 a aramar em simultáneo, mesmo assim foim uma maratona para acabar tudo! Obrigado malta .

Vai ser necessário refinar toda a madeira morta e ainda dar alguns rotoques a esse nivel no nebari.

Mário Eusébio

01/12/2008

Modelação de Balsa de Carvalhos



Com este frio, a queda das folhas precipitou-se! Restaram algumas folhas que resolvi cortar para aproveitar o dia livre para levar a cabo a primeira modelação.

Depois de todo o dia de volta dela a aramar e a limpar pequenos promenores nos troncos, cortar tocos velhos, etc. Finalmente cheguei ao fim da primeira modelação, estou muito satisfeito com o aspecto após esta primeira modelação, tendo em conta que a árvore ainda não tem um ano após a recolha!
De futuro terei que estimular a ramificação no tronco maior e a ramificação secundária e terciária.
Mário Eusébio