19/07/2013

Espinheiro - Nova poda

Este espinheiro é um dos alporques que retirei do espinheiro maior que está nas publicações mais abaixo. Lentamente vai evoluindo, pois tenho optado por forma-la por podas recorrendo ao mínimo arame possível.

O Ramo do lado esquerdo já está muito avançando, mas o ramo da direita ainda tem um longo caminho pela frente :)! No próximo ano, vou transplantar para corrigir a frente para a que definimos no inicio do ano e ao mesmo tempo começar a trabalhar melhor o nebari!

Antes

Depois

Mário Eusébio

16/07/2013

Alberto Baleato - Kingii

Tenho andando muito ocupado em todas as horas livres que tenho, a "construir" o meu novo espaço, não me deixando muito espaço para navegar na net, hoje tive uma surpresa ao fazer o meu tour pelos sites que visito e a ver os Blogs dos amigos do Bonsai! 

Vejo que no Blog do Alberto Baleato -  Kingii, vem um tópico sobre mim :)! Tenho uma admiração muito grande pelo Alberto e pelo grupo de amigos que constituem o TIM  http://www.eltimbonsai.blogspot.pt/ , um espírito que gostaria de transpor para Portugal, sobre uma forma simples de ser mas ao mesmo tempo, muito exigente com eles próprios tentando sempre elevar o nível ao máximo, mas sem que nunca falhe a camaradagem e entreajuda. Para mim, revejo-os muito numa máxima que tento seguir sempre e que se baseia na busca da excelência...a mim não me chega o mais ou menos e detesto a mediocridade! Há que elevar o nível e se possível todos juntos!!!

Deixo aqui o link do Blog do Alberto:

O Alberto tem uma loja online http://kingii.es/ além do espaço físico próximo a Santiago de Compostela, que é o meu espaço para comprar o que necessito para Bonsai, muitos e bons vasos e variados artigos para esta nossa paixão...O Bonsai!

Obrigado Alberto!

Mário Eusébio

09/07/2013

Phillirea XXL

Esta Phillirea está a evoluir...é dificil de equilibrar o fulgor da espécie e fazer com que os ramos cresçam todos  por igual sem aumentar muito os entrenós! Agora foi a vez de uma poda forte seguida de uma defoliação quase total!

A largura na base chega quase aos 50 cms!!!

Antes
 Depois


Mário Eusébio

05/07/2013

Quercus faginea

Este carvalho foi recentemente podado muito curto para ir desenvolvendo a conicidade e a ramificação!

Dentro de alguns dias já estará novamente coberto de nova rebentação!

Antes

Depois

Mário Eusébio