31/08/2009

Juniperus tamariscifolia


Este pequeno juniperus de viveiro foi modelado há cerca de 1 ano, na altura o desenho escolhido era mais tradicionalista. Esta árvore foi trabalhado num workshop de treino do Clube, onde foram trabalhadas diversas árvores, umas melhores outra piores, esta tinha muita conicidade inversa a meio do tronco, na tentativa de solucionar isso, fiz um shari na zona, esse facto levou a que a zona do ápice secasse, no entanto o resto cresceu vigorosamente, por isso agora foi altura de alterar um pouco o desenho original.

Trabalhei a madeira morta, resolvi a questão da concidade e re-desenhei a massa verde sobre a esquerda da árvore.

Agora resta deixar crescer novamente para voltar ás pinçagens.
Está agora com uma altura de de 17 cms.
Mário Eusébio

27/08/2009

Juniperus Bunjin

http://marioeusebio.blogspot.com/2008/08/juniperus-chinensis-de-viveiro-retoques.html

Este juniperus vai evoluindo, optei por cortar o 1º ramo que ia para trás e dar mais enfase ao ramo pendente. Está a crescer livremente para ganhar vigor e definir a veia viva, por isso está um pouco despenteado.

Mário Eusébio

Escalonia contuinua a crescer


Vou ter de fazer uma poda para definir melhor alguns espaços na massa verde.
Mário Eusébio

26/08/2009

Evolução do alecrim

Passado quase um ano e meio, este alecrim levou um rumo diferente, resolvi reduzir mais a altura e ficar com menos massa verde, para acentuar o carácter Bunjin.
http://marioeusebio.blogspot.com/2008/04/alecrim-eleio-da-frente.html

Ficará apenas com este ramo, onde serão construidos pequenos patamares de massa verde.
Mário Eusébio

Primeira intervenção nesta olea

Há uns dias estive a fazer os primeiro trabalhos nesta oliveira, arranjo da madeira morta, disfarce do corte no topo, que terá que ser mais refinado e primeira selecção de ramos.
Gosto muito do movimento para a esquerda desta oliveira e a ponte que faz a sugerir dois pés, faz-me lembrar uma olea silvestre que gosto muito.
Tenho agora muito anos de poda e refinamente da massa verde, mas tenho tempo ;).
Mário Eusébio

25/08/2009

Limpeza e pequena trabalho na madeira morta desta olea

Neste mês de Agosto, com estas temperaturas, não há grandes intervenções a fazer, então dedico-me a limpar madeiras mortas e fazer pequenos trabalhos na sua estrutura.

Foi o que estive a fazer nesta olea, tirei muita madeira morta na zona do ápice para equlibrar a sua dimensão e disfarçar o corte.Limpei com uma escova a sujidade e liquens que tinha, assim vê-se melhor a textura que apresenta, terá agora que ser tratada e trabalhada a zona do corte na parte viva, mas para isso tenho que esperar pelo resultado dos enexertos que realizei.

Mário Eusébio

Corte de agulhas num pinheiro silvestre


Em finais de Julho, estive a cortar agulhas neste pinus, já se vê inumeras novas velas mais atrás nos ramos em resultado dessa operação, aos poucos o pinus vai ganhando forma, precisa de mais maturidade, de arredondar o ápice e ganhar mais definição na massa verde. Os próximos anos permitirão o desenvolvimento nesse sentido.

Mário Eusébio

24/08/2009

Amena cavaqueira

Um destes sábados, tive o prazer da visita de 3 amigos, o Rui Fernandes, o Ivo e o David. Passamos um tempinho numa amena cavaqueira sobre bonsai. Uma tarde bem passada.

Bem haja aos trés!

Mário Eusébio

19/08/2009

2ª modelação num juniperus

Este juniperus estava a crescer de dia para dia começando a ficar fora de proporções para a futura copa, decidi então adiantar a segunda modelação, fazendo uma pinçagem selectiva e uma aramação de todos os ramos, procedendo depois á colocação da massa verde de acordo com o desenho que idealisei.

Aproveitei também para aumentar o shari ao longo do tronco.

Agora segue-se mais um periodo de crescimento livre, durante algum tempo para depois começar novamente com as pinçagens.


Mário Eusébio

Menos de 15 dias depois...


11/08/2009

Primeira selecção de ramos na Phillirea

Há uns dias fiz uma primeira selecção de ramos encurtando os que deixei ao primeiro nó.

Infelizmente o maior problema desta espécie é a tendência que tem para desenvolver entrenós muito longos o que dificulta um pouco o trabalho! Á parte disso é uma espécie com um vigor fora de série e com as folhas que reduzem muito.

Agora deixarei crescer novamente até ao final da estação para mais tarde voltar a podar forte.

Mário Eusébio

07/08/2009

Oliveira a evoluir


Esta oliveira é muito interessante, tem muita madeira morta e apenas duas veias viva que se unem a meio do tronco. Agora resta-me trabalhar o cultivo para construir a massa verde.

Mário Eusébio

06/08/2009

Nova Oliveira a iniciar o seu caminho

Esta oliveira está a iniciar o seu caminho rumo a Bonsai. Gosto sobretudo da sua madeira morta e da sua principal caracteristica, o tunel que faz no meio do tronco a lembrar dois pés. Para já, cresce livremente para enraizar bem, mais tarde irá ser feita uma selecção de ramos.

Mário Eusébio

Oliveira silvestre

Esta oliveira vai seguindo a sua evolução. Em breve vou baixar um pouco o ápice cerca de 3 cms, para dar uma melhor proporcionalidade.

Mário Eusébio

05/08/2009

Evolução do Carpinus

Este é o carpinus que comprei num viveiro, esta Primavera.


Desde finais de Março até agora passaram pouco mais de 4 meses, tendo em conta que nessa altura estava num balde de 20 litros e tinha uns 3 a 4 metros de altura foi uma evolução notória. É uma das vantagens desta espécie, é muito vigorosa e tolerante aos trabalhos. Além disso responde muito bem a diversas técnicas de bonsai.

Mário Eusébio

04/08/2009

Crescimento vigoroso num juniperus

Este juniperus, sofreu a primeira selecção de ramos em Novembro de 2008, no fundo, foi cortar tudo e deixar apenas uns finos ramos que serveriam ao futuro da árvore e que nessa altura poderiam ser aramados facilmente em virtude da sua grossura!

Aqui está o primeiro trabalho realizado!
Agora passados uns meses tive que retirar os arames que tinha posto, pois estavam já enterrados nas casca, tal foi o crescimento., agora já se começar a ver melhor o desenho que tenho idealizado. Futuramente irei fazer shari ao longo do tronco para realçar as veias vivas e dar um pouco mais de movimento.

Irá crescer livremente e no próximo Inverno será novamente todo aramado e reorganizada a massa verde.

Mário Eusébio

03/08/2009

Buxus depois de um primeiro trabalho

Este é um dos buxus que mostrei numa das mensagens anteriores. Depois de limpa e tratada a madeira, escolhi a posição futura no vaso e fiz uma poda dentro da imagem que idealizei. A imagem futura, ficará com o ápice á esquerda e a massa verde em patamares como que a cair em semi-cascata, embora não se possa considerar uma pura semi-cascata.

Este buxus tem uma forma muito peculiar mas que me agrada muito! A forma como os dois troncos se entrelaçam entre si e fundem é muito bonita.

Mário Eusébio

Myrthus comunis

Esta murta, não tem mais do que uns 14 cms de altura, mas tem uma base muito boa! De futuro, se tudo correr bem, dará um excelente shohin. Para já estou a deixar crescer livremente para recuperar o vigor.
Mário Eusébio

Acordar

É bom acordar com um dia de sol, abrir a janela e ver uma imagem destas, as baterias recarregam-se automaticamente.
Esta é a vista da janela do meu quarto!
Mário Eusébio

02/08/2009

Evolução duma oliveira

Esta oliveira continua a sua evolução. Estive a tratar a madeira morta esta semana.

Mário Eusébio

01/08/2009

Parada de Buxus













Estes são alguns dos buxus sempervirens que estou a trabalhar no caminho para Bonsai.

Mário Eusébio